29.5.06

Marcia X - Manifestação no CCBB de Brasília



Artistas contra a censura na arte - 26.05.2006

O público que foi prestigiar a abertura da exposição "Picasso, Paixão e Erotismo", ontem à noite, no CCBB, foi surpreendido por uma manifestação de alunos da UnB que protestaram contra a censura sofrida pela artista Márcia X e sua obra que mostrava dois pênis que se cruzam formando um crucifixo. A exposição "Erótica" estaria em Brasília, mas foi censurada pela instituição. "Um absurdo. A exposição do Picasso tem órgão genitais também", diz indignado o ator e diretor teatral Alberto Bruno.

Na manifestação, bananas e baguetes se transformaram em elementos fálicos. Desenhos de pênis enfeitavam as vestes dos artistas que gritavam "Corpo da arte, amém!" enquanto distribuíam pão aos convidados, fazendo lembrar a comunhão da missa, deixando o público mais conservador de cabelo em pé.

Logo na entrada do CCBB, as luzes da polícia mostraram até onde ia a censura. O local estava lotado de policiais da Rotan - quatro viaturas - e do Bope, que não impediram o ato, mas tentaram, nitidamente, intimidar os manifestantes.