28.5.06

Márcia X - Cesar Maia o censor do RJ















Cesar Maia ordena retirada de cartazes de protesto contra censura em exposição erótica - 26.05.2006

A obra de arte "Desenhando com Terços" (foto), que recentemente já tinha sido censurada na exposição Erotica - Os Sentidos da Arte por mostrar dois pênis feitos com terços religiosos, sofreu um novo tipo de censura no Rio de Janeiro.

Dessa vez foi o prefeito do Rio, Cesar Maia, que ordenou a retirada de cartazes espalhados pela cidade, os quais reproduziam a obra em protesto contra sua censura da exposição Erotica, promovida no último mês de abril peloCentro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na capital carioca.

Maia disse que tais cartazes mostram “motivos desrespeitosos à fé das pessoas", por isso devem ser retirados. Além disso, ele salientou que caso essa imagem tenha sido exibida em algum outdoor, a empresa responsável pelo espaço publicitário será multada e terá sua área de veiculação suspensa por seis meses.

A obra em questão é de autoria de Márcia X e já foi exposta no CCBB de Brasília e São Paulo, onde foi apreciada sem maiores problemas. Porém, no Rio de Janeiro, a imagem incomodou a organização religiosa Opus Christi, que enviou cerca de 800 e-mails ao Banco do Brasil solicitando que a peça fosse retirada da exposição.

Link para matéria:
http://gonline.uol.com.br/livre/gnews/html/gnews3508.shtml