19.5.06

O Código da Vinci (II)

'Código Da Vinci' sofre resistência no Brasil, Índia e Filipinas

SÃO PAULO - O filme "O Código Da Vinci", baseado no best-seller de Dan Brown e estrelado por Tom Hanks, começa a rememorar a polêmica em torno de "A paixão de Cristo", de Mel Gibson, de 2004, quando lideranças católicas ao redor do mundo tentaram proibir o longa de ser exibido em seus países. No Brasil, nas Filipinas e na Índia, grupos e autoridades já tomaram as dores do público contrário às idéias do escritor norte-americano e tentam impedir sua exibição. O Vaticano e Opus Dei também são contra. O filme, que entre outras teorias diz que Jesus casou com Maria Madalena e teve filhos com ela, tem estréia mundial no próximo dia 19.

O advogado Affonso Pinheiro, em nome do deputado Salvador Zimbaldi (PSB-SP), dirigiu-se nesta quarta-feira para o Fórum Regional de Santo Amaro, em São Paulo, para tentar pela segunda vez a proibição do filme no país.


Na semana passada, a medida cautelar contra a produtora e distribuidora Sony Pictures foi recusada na 2a. Vara Cível sob alegação de que não poderia ser atendida, já que a exibição do filme não confronta leis constitucionais.

Matéria Completa:
http://oglobo.globo.com/online/cultura/plantao/