19.6.06

Grupo de RAP brasileiro foi censurado em 2000



A música e o videoclipe de "Isso Aqui É Uma Guerra" do grupo Facção Central foram censurados sob alegação de apologia ao crime, quando retrataram a realidade das periferias

Do cd "Versos Sangrentos" do grupo Facção Central muitas músicas se destacaram. Mas, uma em especial, não se destacou por ser a mais tocada, ou a que mais fez sucesso. Destacou-se pela polêmica que gerou, com sua letra e clipe, mostrando a mais pura realidade cotidiana da perfiferia. Porém, alguns não tiveram a capacidade de entender tanto música, quanto clipe, e sentindo-se ameaçados com as duras criticas ao sistema, resolveram censurar o clipe, proibindo sua veiculação na tv, e proibindo a música, de ser veículada, tanto na tv, quanto nas radios.

Muito se falou sobre a apreensão do videoclipe "Isso Aqui É uma Guerra", do grupo de rap Facção Central. A inevitável bandeira da censura à livre manifestação artística e ao pensamento foi a vedete da questão entre discussões sobre ética e glamourização da violência nos meios de comunicação.

A medida cautelar que proíbe o clipe, de autoria do promotor Maurício Lemos Porto Alves, alterou os humores da comunidade hip-hop. Afinal, depois da censura ao clipe, veio a censura à música, que já havia tocado por seis meses nas rádios especializadas sem sofrer qualquer represália.



Veja texto completo no site do Facção Central:
http://br.geocities.com/faccaocentral_online/polemicas.html

Veja o videoclipe censurado:
http://www.rapnacional.com.br/videos/FC256.wmv

Leia entrevista na Caros Amigos sobre a censura:
http://carosamigos.terra.com.br/do_site/reportagem/reportagem02.asp

18 Opine!

Blogger lucas disse...

por causa de pessas assim medrosas que o mundo naum melhora .......

assim que aparece alguem que passa uam visao alternativa vem os cegos ou medrosos e sensuram ...

por que num sensuram as fabricas de cigarros cervejarias e etcs???!!

terça-feira, dezembro 08, 2009 3:15:00 PM  
Blogger **M4rl0n_C.T** disse...

eu quero que quem censurou va para.... eu tenho 15 anos e entendo que eles dita a realidade d um mundo o mundo é uma guerra

sexta-feira, dezembro 18, 2009 4:30:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

eu mudei meu modo de pensar graças ao facção,agora eu posso distinguir o verdadeiro ladrão muito obrigado facção central

terça-feira, janeiro 19, 2010 5:59:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

porra censuraram o Faccao Central
deve ser q eles tem medo de serem descobertos das corrupiscão q eles a policia e o estado nao todos amaioria.FC é o cara eles falam só a verdade.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 6:22:00 PM  
Blogger delta bill disse...

facção central não pode ser censurado pq eles só falam a dura realidade da periferia facção não faz rap pra vc sistema .. mudei meu jeito de ser graças ao facção que injetou o ódio no meu
cérebro informação pq eu era desinformado e auto-estima
pq eu estava quase sendo derrotado.salve para todos os manos da periferia e para o facção central....

quarta-feira, maio 05, 2010 12:55:00 PM  
Blogger Binóculo Periférico disse...

Estranho. Parece que tiraram todos os links referentes a esse assunto de circulação. =[

terça-feira, fevereiro 15, 2011 11:50:00 PM  
Anonymous TIAGO Z/O FACÇAO É RAP disse...

A PORRA DA PLABOYZADA TA COM O CU NA MAO TA LIGADO Q A MUSICA DO FACÇAO É A VOZ DA FAVELA, FALA DO NOSSO COTIDIANO FALA DOQ A GENTE PASSA TA LIGADO,E O MEDO DE TIRAR A CEGUEIRA DOS NOSSOS OLHOS E MOSTRAR A REALIDADE,E P A GENTE FAZER A REVOLUÇAO!!!! IAE FAVELA VAMOS PENSAR NOS SOMOS A MAIORIA COM UNIAO É POSSIVEL E REVOLUÇAO!!!! PENSA NISSO

quinta-feira, março 10, 2011 9:24:00 PM  
Blogger eduardo disse...

só digo q um dos maiór erro deles foi censura o facçao pq sensurando os mano do facçao eles qué cala a boka do povo eu tenho 14 anos e escuto facçao des dos 8 tenho o ódio na veia só pq so pobre nao posso ser um adivogado um promotor a minha unica saida vai se matando sequestrando e minha primera vitima vai se o teu filho promoto e a tua puta como disse o facçao[pra pltc fdp o veredito é esse aq ][tiro]

domingo, abril 17, 2011 12:14:00 AM  
Blogger eduardo disse...

éssa é mais um textinho q eu adoro-dos mano aq do ATITUDE ZONA OESTE ITAJAI aq d sc-o começo da musica dis asim =-= O BRASIL É UMA ESPRESA O MEU POVO FUNCIONARIO Q BANCA O LOCHO DELES COM SUOR DO SEU TRABALHO,PRESITET É O DONO GERENT O DEPUTADO GOVERNADO O CHEFE PREFEITO O INPREGADO D RECRUTA MEUS ERMÃO PA FAZ TRABALHO ESCRAVO CODOLA NA CONTA DELES PA QUEM NADA NO BRARRADCO A PACIENCIA SE ESGOTO A FÉ VEIO APARECE O VENONO SE ESPALHO OLHÁ SÓ OQ EU VO FAZE-VO INFIA NO TEU RABO O QUADRO DA COLEÇAO VO TATUA NA TUA CARA OS 5 DEDO DA MINHA MÃO VO GOSP NA TUA PUTA TIRA COM O TEU CARTÃO PRA MIM É ELOGIO SE ME CHAMÃO DE LADRÃO NEM VEM COM ESSE PAPO Q SAMO TODOS ERMÃO CADA VES Q LENBRO DISSE TE QUEBRO UM DEDO DA MÃO O LOKO SOCO NA BOKA O PLAY BOY JA TA SEM DENT NO CONSULTORIO FASSO O DENTISTA CONTENT FICO TÃO RAIVOSO FAÇO O PLAY BOY CHORA SANGRA TA LIGADO--- a letra é +- essa mais ai tamo junto quando presisa ladrão fé em deus e na favela

domingo, abril 17, 2011 12:23:00 AM  
Blogger eduardo disse...

ae TIAGO pod cre agent é a maioria é asim mesmo mano se eles querem terror é isso q eles vão te fica junto do facçao esse caminho é o serto
vlw ai até +

domingo, abril 17, 2011 12:29:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Jean CassioUm passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, "FC"
grupo tem um estilo musical próprio: agressivo, violento, racional-intelectual, demostração de grande conciência dos problemas sociais. As letras do grupo seguem um violento estilo, entretanto racional, o grupo utiliza a linguagem da períferia (gírias) e a linguagem formal, também é comum o grupo utilizar partes de músicas clássicas para iniciarem sua músicas

quarta-feira, abril 27, 2011 7:53:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

''queridos irmaãos sabemos que o que há de vir e não tardara jesus esta as porta queira voce ai,ou não aceitar jesus como unico salvador de sua vida 'JESUS DISSE:O DIABO VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR, E EU VIM PARA DAR VIDA E VIDA COMN AMBUNDANCIA''joão10:10 (a todos)jesus morreu por voce.

sexta-feira, maio 06, 2011 6:42:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

eu só to vivo graças o facção central pelas misicas delis
facção central até a morte
a macha funebre prosegui

quarta-feira, maio 11, 2011 12:19:00 PM  
Anonymous ronny disse...

essa musica so foi censurada pq os kras tem medo de mostra a realidade, num tem nads a ver apologia ao crime naum..se um kra se um politico de merda rouba,matar então foi pq ele ouvir facção central..ou um kra normal q rouba,matar,estrupa qer diz q ele ouvir "isso aki é uma guerra"

sexta-feira, setembro 02, 2011 7:32:00 PM  
Blogger Lééo% disse...

Combater violência aqui e me matar ou me prender , facção e só o retrato dá guerra civil brasileira, enquanto vcs se iludem com sucesso de eu quero thu quero tha nossa nossa, mal sabem q a paz támorta e disfigurada no IML.......Z/L ENOIS..

quinta-feira, junho 28, 2012 11:09:00 PM  
Blogger Lééo% disse...

Combater violência aqui e me matar ou me prender , facção e só o retrato dá guerra civil brasileira, enquanto vcs se iludem com sucesso de eu quero thu quero tha nossa nossa, mal sabem q a paz támorta e disfigurada no IML.......Z/L ENOIS..

quinta-feira, junho 28, 2012 11:12:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

facção e a voz da verdade akela q a midia escond com medo de ser derrubada...
facção eu apoio...
muito lixo ai solto sem sencura...
ai eles censuram a verdd??
q pais eh esse??
se esses porco tivesse um filho na rua pedindo dinheiro no sinal, cartando lixo pra sobreviver,
eles entenderiam..
mas os filhos deles jah nascem no berço de ouro com diamantes...

domingo, agosto 05, 2012 10:28:00 AM  
Blogger Rafael Porto disse...

Ta de parabéns por esse blogger e documentario encriveu

quinta-feira, outubro 09, 2014 6:31:00 PM  

Postar um comentário

<< Home