6.7.06

Dom Eugênio Sales e a censura (IV) – MTV (2000)



Arcebispo D. Eugenio Sales censura desenho animado na MTV

Dois episodios de "Deus é Pai - A Série", de Allan Sieber, que vinham sendo exibidos na MTV no programa Gordo a Go-Go, foram retirados da programacao da emissora por ordem de d. Eugenio Sales, que com um simples telefonema censurou os pilotos encomendados pela propria MTV.


Como é que foi a história da tua animação que foi censurada na MTV?
O negócio da MTV é o seguinte: em 99 eu fiz um curta chamado Deus é Pai. E inscrevi em Gramado, sem pretensão alguma. Que em Gramado tem um lance que, se você é gaúcho, seu filme vai passar lá na mostra gaúcha. Então eu fiz na verdade pra isso. Mas pra minha surpresa o filme foi selecionado para a mostra oficial. Aí, puta, deu super certo. Ganhou uns prêmios, a exibição lá foi ótima, todo mundo reagiu muito bem e tal. Aí, em 2000 a MTV me procurou para fazer pequenos pilotos de uma série baseada no Deus é Pai. Eu fiz dois pilotos de dois minutos cada um. Um chamado Zoando o Barraco, que era tipo, Deus vai viajar e deixa Jesus em casa. Ele aproveita e faz uma puta festa, assim, horrorosa (Risos). A outra era Regulando a Mesada, que era tipo, Deus corta a mesada de Jesus. Daí ele tenta descolar dinheiro, pedir pros amigos… Só que ninguém empresta pra ele. Aí, resumindo, ele meio que vira um traveco (Risos). Com uma bolsinha, e tal. Aí, esse especificamente, do Regulando a Mesada, passou uma vez na MTV e imediatamente… Na verdade é uma história nebulosa, mas pelo que eu sei um assessor do Dom Eugênio Salles, que era Arcebispo do Rio na época, ligou pra lá e fez um puta escarcéu, que era um absurdo! Daí o curta nunca mais passou e a série não deslanchou e tal. Eu achei uma pena porque tinha potencial. É uma história na verdade muito idiota, muito básica. Tipo Deus e Jesus numa situação familiar. E é muito pop: todo mundo conhece eles. Eu achava que podia dar certo uma série sobre isso. E até daria, mas não consegui viabilizar por conta desse freio religioso”.

Veja a entrevista completa com Allan Sieber o autor da animação:
http://www.osarmenios.com.br/?p=16




Outra entrevista em que o autor fala sobre a censura:
http://www.dantas.com/realidadebr/rn/catolica/c270800.htm

Assista alguns episódios da série disponíveis no YouTube:
Na psicóloga
Festa
Mesada

4 Opine!

Anonymous Anônimo disse...

os videos tb foram removidos...censura ?

sexta-feira, julho 28, 2006 2:33:00 PM  
Anonymous Censura Jamais disse...

Valeu a informação de que retiraram os vídeos, colocamos novos links.
Abaixo a censura!

segunda-feira, agosto 07, 2006 9:28:00 PM  
Blogger bebeto_maya disse...

E a censura que Dom Eugenio recebeu dos Movimentos GLBT, por exibir suas opiniões bíblicas sobre o homossexualismo? Aí pode, né? Dois pesos e duas medidas. O pior é que o mesmo foi processado seguidas vezes a ponto de ter sua imagem jogada na latrina. Muito pior que proibir desenho animado. Eu particularmente não sou contra os gays nem contra os religiosos, pois sou um verdadeiro liberal.

terça-feira, fevereiro 03, 2009 9:17:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

O segundo da entrevista não funciona...

sábado, março 05, 2011 11:42:00 PM  

Postar um comentário

<< Home